domingo, novembro 26, 2006
quarta-feira, novembro 08, 2006
Festa de Halloween
sábado, novembro 04, 2006
GINCANA!!! Atividade ESC-8
Visitando os blogs dos colegas de todos os Pólos, encontrei 4 pessoas com a mesma imagem.
Algumas, já tinham me encontrado e, agradeço a todas por essa FORÇA.
Mas, hoje fiquei até tarde(mais de três horas da manhã) procurando os desaparecidos e apenas achei dois.
Estou exausta!!!!!!!
Gostei, de ter conhecido os blogs de outros polós e, ver que estamos todos trabalhando juntos as mesmas atividades.
Colegas da Gincana
1-Adriana Arruda(São Leopoldo) http://dekadrika.blogspot.com
2-Elisandra Amaral(São Leopoldo) http://profelisandra.blogspot.com
3-Luceli Bolsan(Sapiranga) http://lucele.blogspot.com
4-Ivete Adelina(Sapiranga) http://iveteadelina.blogspot.com
Ainda faltam três, mas sou brasileira e não desisto NUNCA!!!!!
Abraços a todos...
Da colega...
Shirley
E S C- 7 / Karl Marx e Friedrich Engels
Pensadores do século XlX
Karl Marx nasceu em 1818 na Alemanha, foi filósofo, economista, estudou direito em Berlim, dedicando-se especialmente a história e a filósofia. Fazia parte do grupo hegeliano de esquerda, que interpretava as idéias de Hegen do ponto de vista revolucionário e foi organizador do movimento proletário internacional.
Em Paris conheceu Friedrich Engels, filósofo alemão que nasceu em 1820, que junto com Karl Marx, fundou o chamado Socialismo Científico ou Comunismo. Engel foi seu companheiro e colaborador de idéias e publicações, como a obra "O Manifesto do Partido Comunista", considerada a obra fundadora do "marxismo".
Para Marx, a sociedade se constituia, a partir das relações de trabalho e que as classes sociais são determinadas pelo acesso maior ou menor ao capital. O sistema capitalista é o responsável pelas relações de opressão entre burguesia e proletariado.
As conciências são formadas de acordo com a forma que as pessoas conseguem suprir suas necessidades básicas ( primeiro matar a fome, depois refletir sobre o mundo ).
A sociedade não é estática, pode ser modificada à partir da tomada de consciência das classes oprimidas.
A sociedade capitalista é estruturada em duas bases: a estrutura ( meio de produção,divisão de capital e classes sociais ) que origina a superestrutura ( ideologias, leis, regras e sistemas políticos).
O Método de Pesquisa de Karl Marx era o Materialismo Histórico-Dialético ( os fenômenos materiais que determinam a vida humana, são processos que não agem passivamente sobre o espírito humano, podendo o mesmo, reagir contra essas determinações ).
Marx, analisa a sociedade buscando alternativas para modificá-la, através da ação, reflexão e tomada de consciência, observando os meios e relações de trabalho como principal fonte de análise.
Foram muitas, as críticas feitas a Karl Marx: Karl Popper, discorda de Marx, quando ele diz que a história obedece as leis e se compreendidas podem antecipar o futuro, pois segundo Popper, a história não pode obedecer as leis e o considera como "não-ciêntifico ". Éric Voegelim, diz que Marx levanta questões que são impossíveis de serem resolvidas pelo "homem-socialista" e, que Marx conduz a uma realidade alternativa.
Ainda hoje, Marx tem exercido influência tão grande e duradoura. É uma referência para discutir os aspectos políticos, econômicos e sociais das sociedades contemporâneas.
As críticas, começaram desde a publicação de suas obras, onde muitas vezes, foi ignorado e outras mal compreendido, até mesmo por seus seguidores.
sexta-feira, novembro 03, 2006
ESC 6
Refletindo com os colegas sobre Durkheim, Weber e Marx
Foi muito interessante participar do Fórum sobre o que dizem Durkheim, Weber e Marx, pois além de tirar minhas dúvidas, serviu para refletir e analisar as minhas colocações e as dos meus colegas.
É muito importante conhecermos estas três correntes de pensamentos que têm influenciado significativamente na sociedade e, que estão presente até hoje.
A partir, das teorias destes três autores, podemos observar as diferentes concepção de sociedade, de método, de objeto e de estudo. A questão da educação e como estas correntes de pensamento se desenvolveram e influenciaram as pesquisas na área da educação.
A escola deve estar sempre se atualizando e acompanhando as mudanças da sociedade. Se o mundo precisa de pessoas criativas, críticas, participativas, atuantes e felizes, ela deve estimular esse lado, é para isso que devemos prepará-los. Não podemos mais continuar preparando os jovens, apenas para o trabalho e o lucro. É preciso oferecer uma educação total e global do ser humano.
Nada melhor que uma educação baseada no preparo do indivíduo para a vida.
Assinar:
Postagens (Atom)