segunda-feira, outubro 09, 2006

Escola, Cultura e Sociedade


Semana 2 /Atividade 3


“A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora” Durkheim


1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

A posição de Durkheim frente a Stuart Mill é considerada muito complexa e ampla. E, sendo assim não tem uma forma definida, um conceito formado. Mas, que a educação é aquilo que fazemos por nós e, tudo aquilo que os outros fazem com o fim de aproximarmos da perfeição. Durkheim estava preocupado, especialmente com a questão da socialização dos indivíduos. Durkheim, a afirmação de Stuart Mill, é muito complexa e ampla e, sendo assim, não tem uma forma definida, um conceito formado. Mas, que a educação é aquilo que fazemos por nós mesmos e, tudo aquilo que os outros fazem para aproximarmos da perfeição.Durkhestapreocte com a questão da socialização dos indivíduo
2)Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

O primeiro seria promover a harmonia da sociedade, que é conseguida, por meio do consenso social. A segunda seria que o indivíduo escolha seguir as regras, pois assim, perceberá que as mesmas são boas para si e para o grupo que está inserido. E ressalta que a felicidade é essencial e subjetiva.
Nas duas definições, o ponto fraco, é que ambas apresentam a educação como um ideal que deveria ser universal para todos. Para Durkheim a educação deve ser vista de maneira diferente para cada sociedade, de acordo com as suas peculariedades e características próprias e que seja adaptado ao meio que o indivíduo pertença.

2) O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para Durkheim, o que precisa para definir educação é atrelar a formação individual à realidade social e desse promover a socialização metódica das novas gerações e, constituir-se, portanto, no meio pelo qual a sociedade renova as condições de sua própria existência.
A educação assume o sentido de ação prática, cotidiana e contínua, que irá se realizar constantemente em todos os momentos da vida. A ação educativa é portanto evidenciada tanto no seu sentido formal, como por exemplo nas escolas, quanto de maneira não intencional, como nas relações familiares.

3) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?

De acordo com Durkheim, são os fatos sociais que levam o homem a certos ideais, pois são os fenômenos externos aos indivíduos e não se pode atribuir significados construídos individualmente, uma vez que é expressão da coletividade.
A consciência pública reprime todos os atos que vão contra as normas de condutas preestabelecidas, chegando ás vezes, a ser banidos da sociedade.

4) Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?

Para o autor, deve suscitar na criança, um mínimo de estados físicos, intelectuais e morais. A educação consiste num esforço contínuo para impor as crianças maneiras de ver, de sentir, de agir às quais ela não chegariam sozinhos e dessa forma de coerção que tem como objetivo criar o ser social, moldá-lo a obediência das regras sociais.
No momento que as noivas gerações não estejam em contato com os seus maiores e não irão assim,, receber influência educativa. A educação terá o sentido de ação prática, cotidiana e contínua.

5) A partir da definição, “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se define”, o que conclui Durkheim?
Explique.

Segundo Durkheim, a educação é exercida na forma de coerção, criar o ser social e dá-lo a obediência das regras sociais através das gerações. Creio que cada indivíduo traz para o seu meio social peculariedades de determinados grupos, esse sim, chamados sociedade.

6) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Os indivíduos agem a partir de uma consciência coletiva. E a forma moral vigente na sociedade que determina a maneira de pensar, ser e agir dos indivíduos. É uma construção mental de valores e normas que se expressão na coletividade, por isso sociedade e indivíduo são idéias dependentes.

7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Os indivíduos agem a partir de uma consciência coletiva. E a forma moral vigente na sociedade que determina a maneira de pensar, ser e agir dos indivíduos. É uma construção mental de valores e normas que se expressão na coletividade, por isso sociedade e indivíduo são idéias dependentes.

Um comentário:

Roberta disse...

Shirley!!
Vejo que respondeste as questões referentes ao texto de Émile Durkheim. É muito enriquecedor esse contato com a sociolgia. Pois como tu já deves ter percebido, a sociologia e a educação caminham lado a lado.
Conte comigo sempre que precisares.
Bom feriado!