Karl Marx nasceu em 1818 na Alemanha, foi filósofo, economista, estudou direito em Berlim, dedicando-se especialmente a história e a filósofia. Fazia parte do grupo hegeliano de esquerda, que interpretava as idéias de Hegen do ponto de vista revolucionário e foi organizador do movimento proletário internacional.
Em Paris conheceu Friedrich Engels, filósofo alemão que nasceu em 1820, que junto com Karl Marx, fundou o chamado Socialismo Científico ou Comunismo. Engel foi seu companheiro e colaborador de idéias e publicações, como a obra "O Manifesto do Partido Comunista", considerada a obra fundadora do "marxismo".
Para Marx, a sociedade se constituia, a partir das relações de trabalho e que as classes sociais são determinadas pelo acesso maior ou menor ao capital. O sistema capitalista é o responsável pelas relações de opressão entre burguesia e proletariado.
As conciências são formadas de acordo com a forma que as pessoas conseguem suprir suas necessidades básicas ( primeiro matar a fome, depois refletir sobre o mundo ).
A sociedade não é estática, pode ser modificada à partir da tomada de consciência das classes oprimidas.
A sociedade capitalista é estruturada em duas bases: a estrutura ( meio de produção,divisão de capital e classes sociais ) que origina a superestrutura ( ideologias, leis, regras e sistemas políticos).
O Método de Pesquisa de Karl Marx era o Materialismo Histórico-Dialético ( os fenômenos materiais que determinam a vida humana, são processos que não agem passivamente sobre o espírito humano, podendo o mesmo, reagir contra essas determinações ).
Marx, analisa a sociedade buscando alternativas para modificá-la, através da ação, reflexão e tomada de consciência, observando os meios e relações de trabalho como principal fonte de análise.
Foram muitas, as críticas feitas a Karl Marx: Karl Popper, discorda de Marx, quando ele diz que a história obedece as leis e se compreendidas podem antecipar o futuro, pois segundo Popper, a história não pode obedecer as leis e o considera como "não-ciêntifico ". Éric Voegelim, diz que Marx levanta questões que são impossíveis de serem resolvidas pelo "homem-socialista" e, que Marx conduz a uma realidade alternativa.
Ainda hoje, Marx tem exercido influência tão grande e duradoura. É uma referência para discutir os aspectos políticos, econômicos e sociais das sociedades contemporâneas.
As críticas, começaram desde a publicação de suas obras, onde muitas vezes, foi ignorado e outras mal compreendido, até mesmo por seus seguidores.
3 comentários:
Shy!!
Estudar a vida de grandes pensadores é importantíssimo para entedermos a sua obra.
Parabéns pela pesquisa
Beijos
Roberta
Shy!!
Não esqueça de colocar as referências do texto - os sites, ou livros de onde pesquisou os autores.
Beijos
Roberta
Shirley: Abordas pontos importantes da vida dos autores. Sugiro que dê uma relida no post, pois troca de letras ocorreram na hora da digitação (Henge - Hegel; Engel - Engels. Profª Mara N Silva
Postar um comentário