sexta-feira, setembro 29, 2006

Atividade 1

Caminhos da Vida

Durante nossas vidas, nos deparamos com muitos caminhos a seguir, alguns bons, outros ruins e outros que no meio do caminho, nos fazem parar sem saber o que fazer, mas o importante, é que não devemos desistir de procurar e buscar novos caminhos mais significativos e prazerosos.
Na minha vida, passei por vários caminhos e, sei que ainda passarei por muitos, ao longo da minha vida. O meu primeiro caminho foi quando nasci no ano de 1965, em Porto Alegre. Meus pais, José e Luzia, escolheram o meu nome Shirley, sou a caçula da família e tenho cinco irmãos, Vilmar, Vladimir, Maria do Carmo, Jones e Azeni. Nós somos uma família muito unida. Passei minha infância muito feliz, brincava com os meus irmãos e tinha muitos amigos na escola e no bairro. Lembro-me, das madrugadas que acordávamos para ir à praia em Torres.
Minha vida escolar foi tranqüila e produtiva, comecei o magistério, por insistência dos meus pais, mas aos poucos, fui me interessando por este universo maravilhoso, que é a educação e, hoje agradeço a eles por terem, me incentivado nesta caminhada.
Após o estágio, comecei minha vida profissional numa escolinha de Educação Infantil, onde fiquei por um ano, foi uma experiência enriquecedora, mas sabia que era apenas o início. Em 1985, recebi uma proposta de emprego para trabalhar no colégio Dom Bosco e Kennedy, foi maravilhoso, pois aprendi muito com os alunos e, sei que a troca foi mútua. Depois de cinco anos, fui chamada para trabalhar na escola São Manoel em turno integral, manhã e tarde. Realizei vários cursos, fóruns e congressos sobre Educação, pois devemos estar sempre nos renovando e nos qualificando.
Outro caminho, importante que segui e, estou satisfeita e muito feliz, foi quando conheci meu marido Paulo Emilio e tivemos duas filhas lindas, Jéssica e Jade, princesinhas que iluminam nossas vidas e enchem de alegria os nossos corações.
Em 2001, nos mudamos para Três Cachoeiras, foi um passo decisivo e importante, pois mudou totalmente o modo de vida da família, tenho mais tempo com eles e, a qualidade de vida é maravilhoso, ar puro e muita natureza ao redor.
No ano de 2003, conheci a escola João de Barro, Apae de T.C, onde fiz voluntariado, durante aquele ano, foi uma experiência inexplicável, pois me apaixonei pelos alunos e vi que eles têm muito a nos ensinar. É um crescimento mútuo e, hoje faz dois anos, que estou trabalhando nesta Instituição, que tanto me realiza na parte profissional como no pessoal.
Quando pensei que não havia mais caminhos para percorrer, eis que surge a faculdade da UFRGS que tanto sonhei e parecia tão distante e impossível. Está é uma oportunidade de ouro que irei dedicar-me de corpo e alma, pois ela irá abrir novos horizontes na construção e aprimoramento do meu conhecimento.

3 comentários:

Roberta disse...

Shirley!!
Serei a tutora responsável pela interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade. Qualquer dúvida pode me procurar.
Bom trabalho!!
Roberta

Rosi disse...

Querida colega, sua história é muito emocionante, nota-se que és uma pessoa amiga, dedicada e capaz.Aproveito também para parabenizá-la pelo seu trabalho na escola João De Barro,e quanto ao sonho de cursar uma faculdade, este nós temos em comum e com certeza seremos vencedoras!!!!Se precisar de uma amiga, aqui estou.Abraços

Roberta disse...

Shi!!
Estar sempre renovando-se e aprendendo coisas novas é que faz com que o trabalho do educador seja tão estimulante. Conte comigo nessa nova caminhada que se inicia.
Abraços,
Roberta