quinta-feira, outubro 26, 2006

ESC-6 Weber

Duas situações vividas, a partir da Teoria de Weber.
A escola, onde trabalho, desenvolve atividades diversificadas, através de projetos pedagógicos, visando as necessidades e/ou temas importantes sobre a escola e a comunidade. Os projetos tornam as aulas mais organizadas, interessantes e significativas.
Por isso, não temos problemas em realização a provas, horários e leis rígidas sobre o desenvolvimento dos trabalhos, mas encontro situações da minha prática em sala de aula que demonstram Ser/Estar e Poder/Hierarquia.
A primeira situação que vivênciei e, relacionei com a teoria de Weber, foi quando realizei um trabalho sobre higiene pessoal, trazendo cartazes com figuras prontas sobre o assunto. Depois, percebi que não deixei os alunos criarem, pesquisarem e explorarem o tema proposto.
A segunda situação, foi através de um jogo dirigido, onde Eu (professora), "comandava" as regra que já estavam estabelecida por mim, sem dar chances, dos mesmos, explorarem os objetos ali colocados.
A partir, dessas duas situações, compreendi que, nós professores, por mais que estejamos dispostos a mudar, às vezes, nos deparamos com situações de Dominação e Poder, impondo regras preestabelecidas aos nossos trabalhos.
Agora, sempre no final das aulas, faço uma pequena reflexão, sobre as atividades desenvolvidas para , poder assim, analizar e modificar, minha prática, trazendo atividades mais enriquecedoras e, principalmente, com a participação direta dos alunos.
É importante, PARAR , REFLETIR e AVALIAR constantemente sobre a nossa PRÁTICA em sala de aula. Priorizando a PARTICIPAÇÃO dos alunos em todas as atividades.
Com Carinho...
Shirley

3 comentários:

Edinara Scheffer Costa disse...

Shirley,
As vezes é bom errar não é mesmo? Pelo menos através de nossos erros podemos refletir e nos preparamos para não errar novamente. A reflexão a partir do que estudamos é muito importante,não é mesmo?!
Abraços :)

Izolete disse...

Oi Shirley.Sou do Pólo de Alvorada.Meu blog é:http://recantodealvorada.blogspot.com
Lendo teu relato observo que fostes crítica e reflexiva na relação que fizestes da tua vivência com a teoria weberiana.Concordo contigo, devemos parar,refletir e avaliar nosso trabalho.
Um abraço e um convite para visitar meu blog e comentar minha atividade.

Elisandra disse...

Bem legal a tua colocação sobre o poder e hierarquia muitas vezes,queremos combater-los na direção,na SEC,no MEC ...e esquecemos de nos viajiar quanto a isso,é um erro que todas nós cometemos mai ainda bem que temos a humildade de reconhecer-lo e somos flexíveis a mudança.
Um forte abraço,Elisandra Amaral,pólo São Leopoldo.